
"Alentejo 2007" - Sines volta a ser a capital da dança | ||||
|
"Alentejo 2007" - Sines volta a ser a capital da dança | ||||
|
Portugal será representado pelo grupo Saravá, da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) do Porto, depois de, em 2005, Rita Joana e Márcio Reis, jovens do núcleo regional do Centro da APPC, terem vencido a competição disputada na Áustria, com a canção “Maior que o mundo”.
A 13.ª Exposição Internacional de Artes Plásticas vai decorrer em Vendas Novas de 27 de Outubro a 25 de Novembro em três espaços diferentes designadamente no Auditório Municipal, Centro Sócio-Cultural e Centro Cultural Polivalente.
Obras de pintura, escultura, cerâmica e arte têxtil, de cerca de 280 artistas oriundos dos quatro cantos do mundo poderão ser visitadas nos três núcleos da exposição de terça-feira a domingo das 13h00 às 17h00.
Patente de 27 de Outubro a 31 de Dezembro
Entrada Gratuita
Horário:
Seg. a Sex. das 9:00h às 13:00h e das 14:00h às 17:00h incluindo os primeiros e terceiros sábados de cada mês.
“O Torrão de Bernardim Ribeiro e Miguel Torga”
Esta mostra pretende unir estes dois autores, ilustrando com fotos, quadros e textos as suas vidas, além de expor vários painéis com análise literária das respectivas obras. E o que une estes dois autores, separados por cinco séculos? (Bernardim nasceu no Torrão no século XV, em 1482, presume-se, e Miguel Torga, em 1907, em São Martinho da Anta). A vila do Torrão que é, portanto, a localidade onde terá nascido o autor de “Menina e Moça” e a terra de eleição de Miguel Torga, que ali se deslocava muitas vezes para ir caçar e passear. O médico e escritor dos “Contos da Montanha” sempre demonstrou uma profunda admiração pelo poeta palaciano e por aquela pacata localidade alentejana, tendo dito em 1978 que, se adoptasse uma segunda terra, esta seria o Torrão. “Vivi aqui horas de tanta intensidade literária, política, religiosa e lúdica, que Bernardim Ribeiro bem podia considerar-me seu conterrâneo. Duvido que a naturalidade dele seja mais significativa do que a minha naturalização”, terá escrito.
24-27 Outubro: Fantasporto em Sines
Apresentação de cinco dos melhores filmes que já passaram pelo prestigiado festival de cinema Fantasporto.
CAS - Auditório | 24-27 Outubro | 22h00 | Gratuito (sob reserva) | Org. Câmara Municipal de Sines / Fantasporto
Em simultâneo com o novo edifício do Museu, inauguram quatro exposições:
Batalha pelo Conteúdo – Movimento Neo-Realista Português (Colectiva de Iconografia, Documentação e Bibliografia)Dia 20 de Outubro – God is an Astronaut
«Quina das Beatas» - Fly IRLANDA
Café-Concerto
Inicio 23.00h
Preço único 5 euros
Os God Is An Astronaut, banda originária da Irlanda, e inseridos num estilo de guitarras pós-rock e de cariz eminentemente instrumental.
"Apesar de compartilharem o estilo e ondas sonoras com bandas como os Mogwai e os Explosions in the Sky, a potência e a disciplina dos God is an Astronaut ao vivo fazem deles uma banda a seguir com atenção e devoção."
The Irish Times
Site oficial: www.godisanastronaut.com
My Space: www.myspace.com/godisanastronau
Veja a programação no site da Fundação.
PRIMEIROS ANOS
- Lessing (batizada como Doris May Tayler) nasceu na Pérsia (atual Irã) em 22 de outubro de 1919, mas foi criada na Rodésia do Sul (atual Zimbábue). Aos sete anos, foi mandada para um colégio interno, mas mais tarde foi transferida para uma escola para meninas de Salisbury (hoje Harare, capital do Zimbábue).
- Aos 30 anos, mudou-se para a Grã-Bretanha, levando consigo o manuscrito de seu primeiro romance, "The Grass is Singing", sobre o relacionamento da mulher de um fazendeiro branco com sua criada negra, que se tornou sucesso imediato na Europa e nos Estados Unidos.
- Seus contos e histórias ambientados na África, publicados durante a década de 1950 e começo da de 60, denunciam a miséria imposta aos negros pelo colonialismo e expõem a esterilidade da cultura branca no sul da África.
- Em 1956, em resposta às manifestações de Lessing, a Rodésia do Sul e a África do Sul declararam-na persona non grata.
CORAGEM POLÍTICA
- Lessing é considerada uma das principais escritoras do inglês no pós-guerra. Seus romances, contos e ensaios abordam várias questões do século 20, como raça, gênero (o que a fez ser "adotada" pelo movimento feminista) e o papel da família e do indivíduo na sociedade, tratado nas suas obras de ficção espacial do final da década de 1970 e começo da de 80.
- Em "The Wind Blows Away Our Words" (1987), Lessing ataca o que julgava ser a indiferença do Ocidente em relação à guerra no Afeganistão, então sob ocupação soviética. Na obra, ela descreve uma viagem que fizera em 1986 a campos de refugiados afegãos no Paquistão.
ROMANCES RECENTES
- Em "A Terrorista", de 1985, ela volta à arena política com a história de um grupo de ativistas políticos que ocupa um imóvel em Londres. O livro lhe valeu o prêmio literário WH Smith.
- "O Quinto Filho" (1988) também trata da alienação e dos perigos inerentes a um grupo social fechado.
- Mais recentemente, Lessing escreveu "The Grandmothers" (2003), que reúne quatro histórias sobre uma família pouco convencional, e "Time Bites" (2004), seleção de ensaios baseados em suas experiências pessoais. Seu último romance é "The Cleft" (2007).
- Em 1999, recebeu da rainha Elizabeth 2a o título de "Companion of Honour" (companheira de honra).
Fontes: Reuters/www.contemporarywriters.com, Academia Sueca
Intitulada «17 graus periféricos e o resto do mundo», a edição deste ano do festival exclui a banda desenhada predominante anglo-americana e franco-belga e dá lugar a artistas de outros pontos do planeta como a América Latina ou o mundo árabe.
Numa das exposições centrais do FIBDA serão divulgados autores de cerca de 20 países da América Latina, entre os quais Alberto Breccia, Quino, Carlos Trillo e Carlos Casalla.
De África serão apresentadas obras de países como Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Moçambique, Togo e Madagáscar, e do mundo árabe é revelada banda desenhada da Argélia ou de Tunísia.
Os países de Leste também estão representados no FIBDA com autores da Albânia, Croácia, Hungria, Roménia, Sérvia e Bulgária.
Como avança o Diário Digital, haverá espaço ainda para a nova «manga» e para a banda desenhada vinda de Espanha, através de David Rubim, Ángel de la Calle e Lorenzo Gómez.
Fonte: fabricadeconteudos.com
RESERVAS/INFORMAÇÕES
Telef.: 268 339 216 | Email: patrimonio.cultural@gmail.com