terça-feira, 23 de outubro de 2007

A VER: FANTAS no CAS - SINES


24-27 Outubro: Fantasporto em Sines
Apresentação de cinco dos melhores filmes que já passaram pelo prestigiado festival de cinema Fantasporto.

CAS - Auditório | 24-27 Outubro | 22h00 | Gratuito (sob reserva) | Org. Câmara Municipal de Sines / Fantasporto


O Centro de Artes recebe em Outubro um conjunto de cinco filmes que estiveram em destaque no grande festival do cinema fantástico realizado em Portugal. As películas a projectar são filmes premiados e outros que registaram grande adesão e simpatia do público no festival, todos eles legendados em português. Criado em 1981, o Fantasporto foi consagrado internacionalmente pela revista "Variety" como um dos vinte mais importantes festivais do mundo, e no top dos de temática fantástica.

O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, Brasil, 2000, 104m
Dia 24, quarta-feira, às 22h00

Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Diogo Velela e Marco Nanini encarnam personagens num dos mais premiados filmes do cinema brasileiro, O Auto da Compadecida, comédia de costumes passada no Nordeste. No duo em torno do qual o filme gira, um dos homens é um vigarista capaz de inventar as mais extraordinárias aventuras e aldrabices. O outro é um pobre diabo a quem cabe remediar os estragos, verdadeiro Sancho Pança de um Dom Quixote megalómano dos tempos modernos.

Fausto 5.0, de Isidro Ortiz/Alex Ollé/Carlos Padrissa, Espanha, 2001, 93m
Dia 25, quinta-feira, às 22h00

O filme europeu mais premiado dos últimos anos, vencedor do Méliès d´Or 2002 - Melhor Filme Europeu de Cinema Fantástico, Fausto 5.0 é uma interpretação do mito de Fausto que passa por entre uma visão decadente de cidades futuristas, construindo um panorama negro da nossa civilização. As cidades e os seus edifícios estão doentes de uma estranha doença que os esboroa. E é nesse mundo que se está a dissolver, que o Dr. Fausto, um especialista em doenças terminais, mais se afunda na sua depressão.

Desejos Virtuais, de Lynn Hershman Leeson, EUA, 2002, 85m
Dia 26, sexta-feira, às 22h00

Nesta hilariante comédia de ficção científica, onde o tema da clonagem é abordado de forma elegante e sofisticada, a doutora Rosetta Stone descarrega o seu ADN para um programa de inteligência artificial, criando um trio de luxo, Ruby, Marianne e Olivia, três jovens que irradiam sensualidade e não deixam passar uma oportunidade para se divertir. Mas, este trio ciber-humano tem um defeito: faltam-lhes cromossomas masculinos, e sem eles, a sua vida está em perigo.

O Bordel do Lago, de Kim Ki-duk, Coreia do Sul, 2000, 90m
Dia 27, sábado, às 22h00

Como um pássaro numa gaiola, uma mulher misteriosa vive numa ilha-bordel remota, usada pelos pescadores. A chegada de um pescador com vontade de se suicidar vai quebrar-lhe a rotina. Mas apesar de o salvar da morte e de ser a sua amante, a mulher não consegue prendê-lo ao seu amor. Representante do cinema coreano, uma das cinematografias mais surpreendentes dos últimos anos, O Bordel do Lago foi um dos filmes surpresa de Cannes 2000.

A Espada do Poder, de Kim Euisuk, Coreia do Sul, 2003, 100m
Dia 27, sábado, às 24h00

Realizado por um dos mais promissores cineastas do país, este foi o primeiro épico de artes marciais de grande orçamento filmado na Coreia do Sul. A Espada do Poder leva-nos à Seul do século XVIII, por entre batalhas descomunais e honras perdidas. Uma das mais impressionantes cenas é a parada real numa ponte construída com 37 barcos tradicionais, recriados com a maior das minúcias, a que se juntaram nada mais nada menos que 1450 figurantes.

Sem comentários: