quinta-feira, 15 de maio de 2008

Festival de Cannes - Blindness


'Ensaio sobre a cegueira' faz sucesso na sessão de gala


CANNES - ''Ensaio sobre a cegueira", de Fernando Meirelles, baseado na obra do Nóbel José Saramago, foi aplaudido com entusiasmo por quase oito minutos na sessão de gala realizada na noite desta quarta-feira no Palácio dos Festivais em Cannes. A reacção contrastou com a recepção fria da sessão especial para a imprensa na manhã deste mesmo dia. A actuação de Alice Braga (foto) está coleccionando elogios nas mais diferentes línguas.
Mas o principal assunto na Croisette não envolve Meirelles e sim aquele que promete ser o equivalente israelita ao romeno "4 meses três semanas e dois dias" que levou a Palma de Ouro no ano passado. Vindo de Israel, o documentário animado "Waltz with Bashir", de Ari Folman está criando um boca-a-boca fortíssimo na Croisette. Jornalistas veteranos que somam de 10 a 20 coberturas do festival apostam que o filme não sairá daqui sem prémios. A especulação é motivada pela celeuma que a produção está causando ao revolver os conflitos armados do Líbano nos anos 80.
Outro filme que tem despertado a curiosidade geral é "Surveillance", de Jennifer Lynch. Quem já viu o longa garante que a directora, conhecida por "Encaixotando Helena", fez um filme à altura do pai, David Lynch. "Surveillance" será exibido hors concours.
Entre os filmes da competição, que vai até dia 24, os mais esperados são "Changeling", de Clint Eastwood, e - para alegria dos brasileiros - "Linha de passe", de Walter Salles e Daniela Thomas. O impacto de "Diários de Che Guevara" (2004) sobre Cannes garantiu uma força inabalável ao nome do director brasileiro por aqui.

Rodrigo Fonseca

Sem comentários: