sábado, 20 de janeiro de 2007

NOTICIAS: Centro de Artes de Sines ganha prémio ContractAward


Os arquitectos Aires Mateus superaram no concurso nomes como Norman Foster e Rem Koolhaas.

Os arquitectos Manuel e Francisco Aires Mateus venceram o prémio alemão ContractAward na categoria Educação pelo Centro de Artes de Sines, noticiou hoje o PÚBLICO. Estavam a concurso arquitectos como o inglês Norman Foster, prémio Pritzker (considerado o equivalente ao prémio Nobel na Arquitectura), e a Rem Koolhaas, arquitecto holandês autor do projecto da Casa da Música.

Em declarações à jornalista Joana Gorjão Henriques, Manuel Aires Mateus considerou "surpreendente" a atribuição do prémio, dado o "contexto periférico" em que o trabalho do atelier é realizado, e considerou o galardão "um reconhecimento" do seu trabalho e um contributo para manter uma "presença vida da arquitectura portuguesa".

Sobre o Centro de Artes, o júri disse que "parece ter sido fundido, intencionalmente e com grande precisão, no comprimido contexto urbano da cidade", salientando "a complexidade do conceito espacial: a engenhosa utilização da luz, a inteligente, mínima escolha de materiais, a disciplina com que as diferenciadas funções são acomodadas, num grande e imponente espaço".

Mais informações
http://centrodeartesdesines.pt/

Sem comentários: